-
Arquitetos: Esquadra Arquitetos, Yi Arquitetos
- Área: 506 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. A implantação da casa no lote foi definida, após estudo de insolação, priorizando as belas visuais para a mata tão desejadas pelo cliente e, ao mesmo tempo, solucionando o acentuado declive do terreno. Para isso, o projeto estabeleceu três platôs principais.
O muro de arrimo de concreto aparente respeitou a topografia e demarca o acesso social, além de ajustar os desníveis do terreno, articulando os volumes que constituem a casa. O pavimento superior abriga a suíte principal, que tem posição estratégica com vista para a piscina e para a mata, e mais duas suítes para os filhos. Estas últimas ficam sobre o platô superior feito com a retirada de terra nos cortes do terreno. O jardim superior possui vista privilegiada e pode ser acessado diretamente pela escada externa que, ao mesmo tempo, permite ligação direta da entrada da casa à suíte do filho mais velho.
No platô intermediário (térreo), definido na cota do meio-fio, o acesso do dia-a-dia pode ser feito pela garagem ou pela entrada social. O convidado percorre o corredor aberto até alcançar a porta principal estrategicamente posicionada para gerar surpresa à primeira impressão de quem entra e percebe o espaço de pé-direito duplo que se abre para a área de lazer e a generosa vista.
Espaços sociais são integrados, incluindo a cozinha que, por sua vez, tem conexão direta com a churrasqueira. A separação entre cozinha e sala de jantar é feita apenas por uma divisória de cobogós. Ao fundo, o espaço que abriga a sala de TV e escritório também se conecta com a sala de estar, podendo ser fechado com grande painel de correr feito de madeira de demolição.
Ainda no térreo, um bloco independente ao lado da churrasqueira abriga a suíte de hóspedes. O espaço resultante do afastamento do bloco de hóspedes leva, através de escada, ao platô inferior, onde se encontram o canil e o pomar.